CEO - Chief Executive Officer
Abrindo negócios de esquina
Victor Zinn
3/3/20212 min ler
CEO - Chief Executive Officer
Olá, amigos empreendedores, empresários e CEOs!
Hoje vamos descontrair um pouco, porque, se não rirmos, acabamos chorando juntos, não é mesmo? Com a correria do dia a dia, ainda sobra um tempo para nos atualizarmos com reportagens e documentários do setor. Até aí, tudo tranquilo, como água de poço.
No entanto, tenho observado muita "gurizada" abrindo negócios de esquina e se autointitulando CEO. Sem querer desmerecer, mas acho que vale uma observação. Nas minhas andanças, conheci alguns CEOs, aqui e fora do Brasil, e, meus amigos, o buraco é mais embaixo!
Vou usar uma metáfora aqui... Existem muitos cargos de CEO onde o "pepino" acaba sendo mais complicado do que parece, e as negociações precisam ser contínuas. E não falo só de negócios. Infelizmente, tenho amigos CEOs que viram suas relações familiares se desgastarem, deixando cônjuges e filhos para se dedicarem integralmente à empresa.
Basicamente, um cargo desses significa que a pessoa não tem vida própria. Mas também passo para elogiar, como na foto que retirei da internet para este post (não é de minha autoria), trabalhadores e gestores que realmente colocam a mão na massa, administrando suas empresas com humildade.
Amigos, vamos ter cuidado... Vou contar um episódio que aconteceu há uns 12 anos na minha cidade. Fui a um evento e, na entrada, não achavam meu nome. O rapaz que veio ajudar a recepcionista me barrou com um tom bem pesado. Eu perguntei quem ele era e ele soltou: "Eu sou o MANAGER".
Esse mesmo "MANAGER" apareceu depois em uma empresa de fitness que eu tinha na época e não tinha dinheiro para honrar seu compromisso comigo. Minha recepcionista me chamou e, quando ele me viu, ficou mais assustado que "véia em canoa". Claro, fui gentil, mas por dentro, a vontade era outra...